Duração: Final da Idade Média (Renascimento)

Momento Histórico: Neste período, de grandes descobertas da ciência, o poder da religião começa a entrar em declínio, assim como o sistema feudal.  O período histórico foi de grande agitação em Portugal. Temos a revolução que derruba a dinastia de Borgonha e a nova dinastia, a de Avis, além da expansão ultramarina, que consagrava os portugueses como potencia da época.


Marco Inicial: O inicio desta escola literária está ligada a Fernão Lopes. Em alguns livros, o estilo data de 1418, quando Lopes foi nomeado guarda - mor do arquivo real do rei D. João I, instalado na Torre do Tombo. Em outros livros, encontra-se a data de 1434, quando ele foi nomeado cronista-mor do reino.


Principais características: A produção literária se divide em palaciana, que tinha como finalidade entreter a corte e estava estruturada em redondilhas, ou seja, poemas cujo os versos tinham 5 silabas (redondilha menor) ou 7 silabas (redondilha maior); historiografia, na qual Fernão Lopes nunca foi superado; e o teatro, inaugurado por Gil Vicente, com seus personagens típicos, fantásticos e alegóricos. Suas peças se dividem em 4 categorias: autos (palavra que designava genericamente peças de teatro), teatro romanesco (temas extraídos das novelas de cavalaria), fantasias alegóricas (os personagens representam instituições, vícios e virtudes sociais) e farsas (peças de episódios, geralmente de caráter cômico, que apresentam um tipo social ou uma serie deles).