Duração: Renascimento. 

Momento Histórico: Esse movimento teve origem na Itália, fruto do desenvolvimento do comercio e das cidades, do crescente antropocentrismo em contraste com o decadente teocentrismo medieval.


Principais características: A retomada dos valores da Grécia e Roma antigas, da mitologia, da perfeição estética  dos sonetos e da métrica marcam o período.
Foi o seculo de grandes nomes, não só na literatura, como na pintura (Michelangelo, Da Vinci e Botticelli), como nas ciências (Galileu Galilei e Nicolau Copérnico). Entre os autores temos o italiano Dante Alighieri, o espanhol Miguel de Cervantes, o português Luis de Camões e o maior dramaturgo de todos os tempos (e um dos meus autores favoritos) William Shakespeare. 


Marco Inicial: Para fins didáticos, o marco inicial do movimento em Portugal é o ano de 1527, quando o poeta Sá de Miranda retornou da Itália, levando ao seu país as novas formas literárias. O reino lusitano se encontrava num período excepcional de sua historia, as expansões ultramarinas.