quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Primeira publicação: 1899

Título original: Dom Casmurro

Série: Trilogia Realista #3

Trilogia Realista é como alguns estudiosos denominam o conjunto formado pelos três romances mais representativos da fase realista do escritor Machado de Assis








Todo mundo no Brasil conhece a historia de Dom Casmurro ou já ouviu a respeito. Capitu, a jovem com olhos de ressaca realmente traiu seu marido?
O livro começa com o personagem Bentinho relembrando sua vida. Quando criança, morava com a mãe D. Gloria, Tio Cosme e o agregado José Dias no Rio de Janeiro, depois de terem se mudado quando o pai de Bentinho se torna deputado. Certo dia, a mãe de Bentinho o envia para um seminário, onde ele conhece o amigo Escobar.
Bentinho larga o seminário e vai estudar em São Paulo. Mais tarde ele se casa com a amiga e vizinha Capitu. Escobar se casa com a melhor amiga dela, Sancha, e os dois tem uma filha que batizam de Capitolina. Bentinho e Capitu tem um filho chamado Ezequiel, chamado de “Filho do homem” pelo empregado José Dias (uma referencia ao personagem bíblico).
Algum tempo depois Escobar morre e Betinho estranha a maneira como Capitu chora no enterro. Ele então percebe que seu filho era a cara de Escobar e que já encontrara Capitu e Escobar sozinhos em sua casa. E o relacionamento do casal vai mudar completamente.
Mais de cem anos já se passaram e ainda ninguém sabe o que realmente aconteceu. Várias são as teorias defendendo um e outro pontos de vista, inclusive de que Bentinho seria gay e ele, não a esposa, amava a Escobar - explicação essa baseada em Freud e seu mecanismo de defesa psicológico "projeção".

0 comentários:

Postar um comentário