domingo, 17 de julho de 2011

Quem matou Fiodor Pavlovitch Karamazov?
Este foi o primeiro livro escrito por Dostoievski que eu li. E através dele que conheci o estilo genial desse autor, por quem acabei me apaixonando.
Fiodor Pavlovitch Karamazov é um pai bem diferente do tradicional. Promiscuo, beberrão e jogador, ele é pai de três filhos (pelo menos dentro do casamento) bem diferentes: Dmitri, Ivan e Alieskei.
Dmitri Fiodorovitch Karamazov é um sexy militar, por quem todas as garotas se apaixonam. Alieskei, o Aliocha, é um aprendiz de monge, que fica horrorizado com as imoralidades do pai. Sobre Ivan não é escrito muito, somente que escreve um poema (enorme, que mais parece um conto), da onde surge sua teoria "se Deus não existe, então tudo é permitido. Esses três rapazes vão estar envolvidos com Gruchenka, uma promiscua jovem, gerando discórdia entre eles.
Entre discussões sobre religião, moral e as brigas do irmaos  acontece um crime, um parricídio (quando um filho mata o pai): Fiodor aparece morto, e os suspeitos são um de seus filhos? Qual deles terá tido essa coragem? Quem está mentindo? E quanto a Gruchenka, com quem ela terminara?
Realmente, o final desse livro é surpreendenteeeee!!

0 comentários:

Postar um comentário