sábado, 26 de março de 2011

Primeira publicação: 1900

Título original: A Ilustre Casa de Ramires












O livro de Eça descreve sua visão sobre Portugal

Gonçalo Mendes Ramirez, o Fidalgo da Torre, pertence a uma importante e antiga familia de Portugal. A familia Ramirez tem em seu historico grandes feitos. Durante seus anos de faculdade em Coimbra, José Castanheiro pede que escreva "um conto pequeno... umas vinte ou trinta paginas" sobre a casa de Ramirez para sua revista Anais de Literatura e Historia. As passagens onde Gonçalo escreve a historia de seu avô Tructesindo Ramirez aparecem durante todo o livro.
Graça Ramirez, irmã de Gonçalo, durante sua mocidade se enamorara de André Cavalheiro, que não lhe pede sua mão. Gonçalo odeia Cavalheiro com todas as suas forças. No entanto, eles irão se proximar novamente, uma vez que Gonçalo necessita de sua ajuda para entrar na politica.
Gracinha é agora casada com José Barrolo,conhecido por sua simplicidade. Com a reaproximação de Gonçalo e André renascem seus sentimentos por Cavalheiro. Em uma triste ocasião Gonçalo descobre que os dois estão tendo um caso.
Muitas outras coisas acontecem com Gonçalo, como seu possivel casamento com D. Ana Lucena e até mesmo uma tentativa de assassinato. Mas não vou contar, para despertar a curiosidade de voces.
A principio, o livro pode paracer muito chato. Mas como diz um amigo meu, "depois da pagina 90 melhora" (o livro tem em media 300 paginas). No final, o autor escreve a sua comparação, entre Gonçalo e Portugal, um importante trecho do livro, que aparece em muitos vestibulares.

Espero que tenham gostado!!!

1 comentários:

  1. Gabih!! Eu gostaria de te seguir, mas eu só tenho conta no globomail e no Facebook, não tem como eu me conectar a vc através de uma dessas contas?? Tem até Twitter como opção... Tem que ter Facebook!!! Aguardo resposta quando possível. Até mais ^^

    ResponderExcluir